top of page
Search
randolphflicky

Download do bluefish



Como baixar o Bluefish: um poderoso editor para desenvolvedores e programadores da Web




Se você estiver procurando por um editor versátil e leve que possa lidar com várias linguagens de programação e marcação, talvez queira conferir Anchova. Neste artigo, mostraremos como baixar, instalar e usar o Bluefish para seu desenvolvimento web ou projetos de programação.


O que é o Bluefish e quais são as suas características?




Bluefish é um poderoso editor voltado para programadores e desenvolvedores web, com muitas opções para escrever sites, scripts e códigos de programação. O Bluefish oferece suporte a muitas linguagens de programação e marcação, como HTML, CSS, JavaScript, PHP, Python, C/C++, Java, Perl, Ruby, XML e muito mais. Consulte [recursos](^9^) para obter uma visão geral abrangente, dê uma olhada nas [capturas de tela](^1^) ou [faça o download](^2^) imediatamente.




download bluefish




Bluefish é um projeto de desenvolvimento de código aberto, lançado sob a licença GNU GPL. O Bluefish é um aplicativo multiplataforma que roda na maioria dos sistemas operacionais de desktop, incluindo Linux, FreeBSD, MacOS-X, Windows, OpenBSD e Solaris.


Algumas das principais características do Bluefish são:



  • Interface de vários documentos: você pode facilmente abrir e editar centenas de arquivos simultaneamente no Bluefish.



  • Pesquisa e substituição poderosas: você pode pesquisar e substituir texto rapidamente em seus arquivos, com suporte para expressões regulares, substituição de subpadrão e pesquisa e substituição em arquivos no disco.



  • Realce de sintaxe: você pode ver seu código em cores diferentes de acordo com sua sintaxe, o que facilita a leitura e a depuração.



  • Preenchimento automático: você pode acelerar sua codificação permitindo que o Bluefish complete palavras e frases para você, com informações de referência para várias linguagens de programação.



  • Dobragem de código: você pode recolher seções de código para facilitar a navegação e a organização.



  • Barra lateral de trechos: você pode acessar trechos de código predefinidos ou criar seus próprios trechos personalizados e vinculá-los a teclas de atalho.



  • Apoio ao projeto: você pode trabalhar com eficiência em vários projetos no Bluefish e restaurar automaticamente as configurações de cada projeto.



  • Integração com programas externos: você pode executar programas externos como make, lint, weblint, xmllint, arrumado, javac ou seu próprio script de dentro do Bluefish para lidar com processamento avançado de texto ou detecção de erros.



  • Integração com filtros externos: você pode canalizar seu documento ou texto selecionado por meio de filtros externos, como sort, sed, awk ou qualquer script personalizado.



  • Corretor ortográfico em linha: Você pode verificar sua ortografia em comentários e strings em seu código (requer libenchant durante a compilação).



  • Mapa de caracteres: você pode inserir qualquer caractere unicode em seu documento (requer libgucharmap durante a compilação).



Carregar/baixar site: Você pode fazer upload ou download de arquivos de servidores remotos usando os protocolos FTP/SFTP/HTTP/HTTPS[^1^ Como baixar o Bluefish para diferentes sistemas operacionais




O Bluefish está disponível para download em vários sistemas operacionais, como Windows, Mac OS X e Linux. Você pode encontrar a versão estável mais recente do Bluefish no [site oficial] ou pode verificar a [página de download] para obter mais opções e informações.


janelas




Se estiver usando o Windows, você pode baixar o arquivo de instalação do Bluefish na [página de download]. O arquivo do instalador é um executável de extração automática que o guiará pelo processo de instalação. Você pode escolher o diretório de instalação e os componentes a serem instalados. Você também pode criar atalhos e associar extensões de arquivo ao Bluefish.


Mac OS X




Se estiver usando Mac OS X, você pode baixar o arquivo de imagem de disco para o Bluefish na [página de download]. O arquivo de imagem de disco contém o pacote de aplicativos Bluefish que você pode arrastar e soltar na pasta Aplicativos. Você também pode criar aliases e associar extensões de arquivo ao Bluefish.


Linux




Se estiver usando Linux, você pode baixar o pacote de código-fonte para o Bluefish na [página de download].O pacote de código-fonte contém os arquivos necessários para compilar e instalar o Bluefish em seu sistema. Você precisará de algumas dependências e ferramentas para compilar o Bluefish a partir do código-fonte, como GTK+ 2.24 ou posterior, libxml2, libpcre, libenchant (opcional), libgucharmap (opcional) e GNU make. Você pode seguir as instruções no arquivo [INSTALL] para compilar e instalar o Bluefish.


Como alternativa, você pode usar seu gerenciador de pacotes para instalar o Bluefish a partir dos repositórios de sua distribuição. Por exemplo, em sistemas baseados em Debian, você pode usar o comando sudo apt-get install bluefish para instalar Bluefish. Em sistemas baseados em Red Hat, você pode usar o comando sudo yum instalar peixe azul para instalar Bluefish. Em sistemas baseados em Arch Linux, você pode usar o comando sudo pacman -S peixe azul para instalar Bluefish.


Como instalar o Bluefish no seu computador




Depois de baixar o Bluefish para o seu sistema operacional, você pode prosseguir para instalá-lo no seu computador. O processo de instalação pode variar dependendo do seu sistema operacional e do método de download.


janelas




Se você baixou o arquivo de instalação para Windows, pode clicar duas vezes nele para iniciar o assistente de instalação. Você será solicitado a aceitar o contrato de licença, escolher o diretório de instalação e os componentes a serem instalados, criar atalhos e associar extensões de arquivo ao Bluefish. O assistente de instalação copiará os arquivos e criará as entradas de registro para o Bluefish. Você poderá executar o Bluefish no menu Iniciar ou no atalho da área de trabalho.


Mac OS X




Se você baixou o arquivo de imagem de disco para Mac OS X, pode clicar duas vezes nele para montá-lo em seu sistema. Você verá uma janela com o pacote de aplicativos Bluefish e um atalho para a pasta Aplicativos. Você pode arrastar e soltar o pacote de aplicativos Bluefish para a pasta Aplicativos para copiá-lo para lá. Você também pode criar aliases e associar extensões de arquivo ao Bluefish.Você poderá executar o Bluefish a partir da pasta Aplicativos ou do Dock.


Linux




Se você baixou o pacote de código-fonte para Linux, precisará compilá-lo e instalá-lo em seu sistema. Você precisará de algumas dependências e ferramentas para compilar o Bluefish a partir do código-fonte, como GTK+ 2.24 ou posterior, libxml2, libpcre, libenchant (opcional), libgucharmap (opcional) e GNU make. Você pode seguir as instruções no arquivo [INSTALL] para compilar e instalar o Bluefish.


Se você usou seu gerenciador de pacotes para instalar o Bluefish dos repositórios de sua distribuição, não precisará compilar ou instalar nada manualmente. Seu gerenciador de pacotes cuidará do download e instalação de todos os arquivos e dependências necessários para o Bluefish. Você poderá executar o Bluefish a partir do seu menu ou do terminal. Como usar o Bluefish para editar código e criar sites




Agora que você baixou e instalou o Bluefish em seu computador, pode começar a usá-lo para editar códigos e criar sites. O Bluefish possui uma interface amigável e um rico conjunto de recursos que o ajudarão a escrever códigos de maneira mais rápida e fácil. Nesta seção, mostraremos como usar alguns dos principais recursos do Bluefish.


A interface do usuário e as principais características do Bluefish




Ao iniciar o Bluefish, você verá uma janela com uma barra de menu, uma barra de ferramentas, uma barra de status e uma área de documento. A barra de menus contém vários menus que permitem acessar diferentes funções e configurações do Bluefish. A barra de ferramentas contém botões que fornecem acesso rápido a algumas das funções mais comuns, como abrir, salvar, desfazer, refazer, pesquisar, substituir e executar programas externos. A barra de status mostra informações sobre o documento atual, como o número da linha, o número da coluna, o tipo de arquivo, a codificação e o modo de sintaxe. A área do documento é onde você pode editar seus arquivos em várias guias ou visualizações divididas.


O Bluefish também possui vários painéis que você pode mostrar ou ocultar no menu Exibir.Esses painéis incluem:



  • O painel do navegador de arquivos: Este painel permite que você navegue por seus arquivos e pastas em seu sistema local ou remoto. Você também pode executar várias operações em seus arquivos, como renomear, excluir, copiar, mover, carregar ou baixar.



  • O painel de saída: Este painel mostra a saída de programas ou filtros externos executados no Bluefish. Você também pode ver quaisquer erros ou avisos que ocorrem durante a execução.



  • O painel de trechos: este painel permite acessar trechos de código predefinidos ou criar seus próprios trechos personalizados e vinculá-los a teclas de atalho.



  • O painel do projeto: Este painel permite que você gerencie seus projetos no Bluefish. Você pode criar novos projetos, adicionar ou remover arquivos de seus projetos, definir propriedades do projeto e executar comandos do projeto.



Como abrir, criar e salvar arquivos no Bluefish




Para abrir um arquivo existente no Bluefish, você pode usar o item de menu Arquivo > Abrir ou a tecla de atalho Ctrl+O. Você também pode usar o painel do navegador de arquivos para navegar até o arquivo e clicar duas vezes nele para abri-lo. Você pode abrir vários arquivos no Bluefish e alternar entre eles usando as guias ou as exibições divididas na área do documento.


Para criar um novo arquivo no Bluefish, você pode usar o item de menu Arquivo > Novo ou a tecla de atalho Ctrl+N. Você também pode usar o painel do navegador de arquivos para clicar com o botão direito do mouse em uma pasta e selecionar Novo arquivo. Você pode escolher o tipo de arquivo e a codificação para seu novo arquivo na caixa de diálogo que aparece.


Para salvar um arquivo no Bluefish, você pode usar o item de menu Arquivo > Salvar ou a tecla de atalho Ctrl+S. Você também pode usar o painel do navegador de arquivos para clicar com o botão direito do mouse em um arquivo e selecionar Salvar. Você pode escolher o nome do arquivo e a localização do seu arquivo na caixa de diálogo que aparece. Você também pode salvar seu arquivo como um tipo ou codificação diferente no item de menu Arquivo > Salvar como.


Como usar realce de sintaxe, preenchimento automático, dobragem de código e outras ferramentas no Bluefish




Bluefish tem muitas ferramentas que podem ajudá-lo a escrever código de forma mais rápida e fácil.Algumas dessas ferramentas são:



  • Realce de sintaxe: o Bluefish pode destacar seu código de acordo com sua sintaxe, o que facilita a leitura e a depuração. Você pode escolher o modo de sintaxe para seu arquivo no item de menu Documento > Sintaxe ou na barra de status. Você também pode personalizar as cores e os estilos do realce de sintaxe no item de menu Editar > Preferências > Editor > Cores.



  • Preenchimento automático: o Bluefish pode completar palavras e frases enquanto você digita, com informações de referência para várias linguagens de programação. Você pode ativar ou desativar o preenchimento automático no item de menu Editar > Preferências > Editor > Preenchimento automático. Você também pode acionar o preenchimento automático manualmente pressionando Ctrl+Espaço.



  • Dobragem de código: o Bluefish pode recolher seções de código para facilitar a navegação e a organização. Você pode ativar ou desativar a dobragem de código no item de menu Editar > Preferências > Editor > Dobragem de código. Você também pode dobrar ou desdobrar seções de código clicando nos sinais de mais ou menos na margem.



  • Recuo: Bluefish pode recuar automaticamente seu código de acordo com sua sintaxe e estrutura. Você pode ativar ou desativar o recuo automático no item de menu Editar > Preferências > Editor > Recuo. Você também pode recuar ou remover linhas de código selecionadas pressionando Tab ou Shift+Tab.

  • comentando: Bluefish pode inserir ou remover comentários em seu código de acordo com a sintaxe da linguagem. Você pode comentar ou descomentar linhas de código selecionadas pressionando Ctrl+M ou Ctrl+Shift+M. Você também pode inserir comentários de bloco ou comentários de linha usando o item de menu Inserir > Comentário.



  • Formatação: Bluefish pode formatar seu código de acordo com os padrões e convenções da linguagem. Você pode formatar linhas de código selecionadas pressionando Ctrl+Shift+F. Você também pode formatar o documento inteiro usando o item de menu Documento > Formatar.



  • Verificação ortográfica: Bluefish pode verificar sua ortografia em comentários e strings em seu código.Você pode ativar ou desativar a verificação ortográfica no item de menu Editar > Preferências > Editor > Verificação ortográfica. Você também pode verificar a ortografia manualmente usando o item de menu Ferramentas > Verificação ortográfica.



  • Mapa de caracteres: o Bluefish pode inserir qualquer caractere unicode em seu documento. Você pode acessar o mapa de caracteres no item de menu Ferramentas > Mapa de Caracteres. Você também pode inserir caracteres especiais usando o item de menu Inserir > Caractere especial.



Como integrar programas e filtros externos no Bluefish




O Bluefish pode executar programas externos ou filtros de dentro do editor, o que pode ajudá-lo com processamento de texto avançado ou detecção de erros. Você pode acessar os programas e filtros externos no menu Ferramentas ou pode atribuir teclas de atalho a eles no item de menu Editar > Preferências > Externo.


Alguns dos programas e filtros externos incluídos no Bluefish são:



  • Fazer: este programa permite compilar e construir seus projetos de código.



  • Lint: Este programa permite que você verifique se há erros e avisos em seu código.



  • weblint: este programa permite que você verifique se há erros e avisos em seu código HTML.



  • XmllintGenericName: este programa permite que você verifique se há erros e avisos em seu código XML.



  • Limpo: este programa permite que você limpe e formate seu código HTML.



  • javac: Este programa permite compilar seu código Java.



  • Organizar: este filtro permite classificar as linhas de texto em seu documento ou seleção.



  • sed: este filtro permite realizar transformações de texto complexas em seu documento ou seleção.



  • awk: este filtro permite executar processamento de texto complexo em seu documento ou seleção.



  • Seu próprio roteiro: Você também pode criar seu próprio script e executá-lo no Bluefish, desde que ele aceite entrada de stdin e saída para stdout.



Como usar a barra lateral de snippets e o suporte ao projeto no Bluefish




O Bluefish tem uma barra lateral de trechos que permite acessar trechos de código predefinidos ou criar seus próprios trechos personalizados e vinculá-los a teclas de atalho.Você pode mostrar ou ocultar a barra lateral de snippets no item de menu Exibir > Barra lateral de snippets. Você também pode gerenciar seus snippets no item de menu Editar > Preferências > Snippets.


A barra lateral de snippets tem várias categorias de snippets, como HTML, CSS, JavaScript, PHP, Python, C/C++, Java, Perl, Ruby, XML e muito mais. Você pode expandir ou reduzir cada categoria clicando em seu nome. Você pode inserir um trecho em seu documento clicando duas vezes nele ou pressionando sua tecla de atalho. Você também pode editar ou excluir um trecho clicando com o botão direito nele e selecionando Editar trecho ou Excluir trecho.


Você também pode criar seus próprios snippets personalizados e adicioná-los a qualquer categoria. Para criar um novo trecho, você pode clicar com o botão direito do mouse em uma categoria e selecionar Novo trecho. Você pode então inserir um nome, uma descrição, uma tecla de atalho e o código para seu snippet. Você também pode usar variáveis em seu snippet, como %s para o texto selecionado, %c para a posição do cursor, %d para a data atual, %t para a hora atual, %f para o nome do arquivo, %p para o caminho do arquivo, %u para o nome do usuário, %h para o nome do host e %e para a extensão do arquivo.


O Bluefish também possui suporte a projetos que permite que você trabalhe com eficiência em vários projetos no Bluefish. Você pode criar novos projetos, adicionar ou remover arquivos de seus projetos, definir propriedades do projeto e executar comandos do projeto. Você pode acessar o painel do projeto a partir do item de menu Visualizar > Painel do Projeto. Você também pode gerenciar seus projetos no menu Projeto.


O painel do projeto mostra uma lista de seus projetos e seus arquivos. Você pode expandir ou recolher cada projeto clicando em seu nome. Você pode abrir um arquivo clicando duas vezes nele ou pressionando Enter. Você também pode executar várias operações em seus arquivos, como renomear, excluir, copiar, mover, fazer upload ou download, clicando com o botão direito neles e selecionando a opção apropriada.


Para criar um novo projeto, você pode usar o item de menu Projeto > Novo projeto ou a tecla de atalho Ctrl+Shift+N. Você pode então inserir um nome e um local para o seu projeto.Você também pode escolher um modelo para seu projeto, como HTML, PHP, Python, C/C++, Java, Perl, Ruby, XML ou Personalizado. Um modelo define as configurações e arquivos padrão para seu projeto.


Para adicionar arquivos ao seu projeto, você pode usar o item de menu Projeto > Adicionar arquivos ou a tecla de atalho Ctrl+Shift+A. Você pode então selecionar um ou mais arquivos do seu sistema para adicionar ao seu projeto. Você também pode arrastar e soltar arquivos do painel do navegador de arquivos ou do gerenciador de arquivos para o seu projeto.


Para remover arquivos do seu projeto, você pode usar o item de menu Projeto > Remover arquivos ou a tecla de atalho Ctrl+Shift+R. Você pode então selecionar um ou mais arquivos de seu projeto para remover. Você também pode clicar com o botão direito do mouse em um arquivo e selecionar Remover arquivo.


Para definir as propriedades do projeto, você pode usar o item de menu Projeto > Propriedades ou a tecla de atalho Ctrl+Shift+P. Você pode então modificar várias configurações para seu projeto, como o nome, o local, o modelo, a codificação, o modo de sintaxe, o modo de indentação, os programas e filtros externos e os comandos do projeto.


Para executar comandos de projeto, você pode usar o item de menu Projeto > Executar comando ou a tecla de atalho Ctrl+Shift+C. Você pode então selecionar um dos comandos predefinidos para seu modelo de projeto, como Build, Run, Debug, Test, Clean ou Custom. Você também pode definir seus próprios comandos personalizados para seu projeto na caixa de diálogo de propriedades do projeto.


Conclusão




Neste artigo, mostramos como baixar, instalar e usar o Bluefish para desenvolvimento web ou projetos de programação. O Bluefish é um editor poderoso que oferece suporte a muitas linguagens de programação e marcação e possui muitos recursos que podem ajudá-lo a escrever código de maneira mais rápida e fácil. Você também pode integrar programas e filtros externos no Bluefish e trabalhar com eficiência em vários projetos no Bluefish.


Se você estiver interessado em experimentar o Bluefish, pode baixá-lo no [site oficial] ou na [página de download].Você também pode encontrar mais informações e suporte para o Bluefish em [documentação], [FAQ], [fórum] e [lista de discussão].


Esperamos que você tenha gostado deste artigo e aprendido algo novo. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Codificação feliz!


perguntas frequentes




Quais são algumas alternativas ao Bluefish?




Algumas alternativas ao Bluefish são:



  • Átomo: Um editor moderno e personalizável que suporta vários idiomas e plugins.



  • Parênteses: um editor leve e elegante que se concentra no desenvolvimento e design da web.



  • Texto Sublime: Um editor sofisticado e rápido que oferece muitos recursos e extensões.



  • Código do Visual Studio: um editor poderoso e versátil que suporta muitos idiomas e estruturas.



  • Bloco de Notas++: Um editor simples e popular que suporta muitos idiomas e plugins.



O Bluefish é gratuito e de código aberto?




Sim, o Bluefish é um software gratuito e de código aberto. Você pode baixá-lo, usá-lo, modificá-lo e distribuí-lo sob os termos da licença GNU GPL.


Quais são os requisitos de sistema para o Bluefish?




Os requisitos do sistema para o Bluefish são:



  • Sistema operacional: Linux, FreeBSD, MacOS-X, Windows, OpenBSD ou Solaris.



  • GTK+: Versão 2.24 ou posterior.



  • libxml2: Necessário para suporte a idiomas baseados em XML.



  • libpcre: Necessário para suporte a expressões regulares.



  • libenchant: Opcional para suporte de verificação ortográfica.



  • libgucharmap: Opcional para suporte de mapa de caracteres.



  • GNU make: Necessário para compilar a partir do código-fonte.



Como posso personalizar o Bluefish de acordo com minhas preferências?




Você pode personalizar o Bluefish de acordo com suas preferências no item de menu Editar > Preferências. Você pode modificar várias configurações do Bluefish, como:



  • Interface de usuário: você pode alterar a aparência e o comportamento da interface do usuário do Bluefish.



  • : você pode alterar as configurações do editor, como cores, fontes, recuo, preenchimento automático, dobramento de código, verificação ortográfica e muito mais.



  • Externo: Você pode configurar os programas e filtros externos que podem ser executados no Bluefish.



  • Trechos: você pode gerenciar seus snippets e atribuir teclas de atalho a eles.



  • Tipos de arquivo: você pode definir os tipos de arquivo e suas propriedades, como o modo de sintaxe, a codificação, o modo de indentação e os programas e filtros externos.



  • Projetos: você pode definir os modelos de projeto e suas propriedades, como os arquivos padrão, a codificação, o modo de sintaxe, o modo de indentação e os comandos do projeto.



Onde posso encontrar mais informações e suporte para o Bluefish?




Você pode encontrar mais informações e suporte para o Bluefish em várias fontes, como:



  • O site oficial: você pode visitar o [site oficial] do Bluefish para encontrar as últimas notícias, downloads, recursos, capturas de tela e muito mais.



  • A documentação: Você pode ler a [documentação] do Bluefish para saber como usar o Bluefish e seus recursos.



  • O FAQ: Você pode verificar as [FAQ] do Bluefish para encontrar respostas para algumas das perguntas mais frequentes sobre o Bluefish.



  • O Fórum: Você pode participar do [fórum] do Bluefish para discutir o Bluefish com outros usuários e desenvolvedores.



  • A lista de discussão: Você pode se inscrever na [lista de e-mails] da Bluefish para receber atualizações e anúncios sobre a Bluefish.



  • O rastreador de bugs: Você pode relatar bugs ou solicitar recursos para o Bluefish no [rastreador de bugs].



0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page